sábado, 5 de junho de 2010

Educação Inclusiva

Educação Inclusiva
Há muito tempo ouve - se falar em Educação Social Inclusiva, mas o que se percebe é que a Educação Brasileira vem sendo marcado pela Exclusão, o que impossibilita muitas crianças com deficiência de estarem matriculadas em escolas de ensino regular. Para tal violência foram criadas escolas especiais para que, crianças com necessidades especiais fossem atendidas, violando assim seu direito. Depois de muita luta e esforço, o AEE (Atendimento Educacional Especializado) em condições legais vem buscando inserir esses alunos nas escolas regulares. Vários são os pontos legais as quais o AEE vem se embasando para que a inclusão de fato aconteça. De acordo com a convenção da Guatemala, todo individuo portador de uma necessidade especial tem o direito, em sua idade de escolarização, freqüentar escola de ensino regular, o que no Brasil, devido a aprovação pelo Congresso Nacional, através do Decreto Legislativo n°198, de 13 de Junho de 2001 e promulgado pelo Decreto n° 3956 de 8 de Outubro, pela Presidência da República, determina que o não cumprimento desta lei, submeterá juridicamente toda pessoa que não admitir alunos com necessidades em escolas regulares.A Convenção da Guatemala aborda que as escolas especiais, por tratarem os alunos de forma diferenciada, é um meio de exclusão e não deve continuar desrespeitando os direitos desses alunos.

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